Quem somos

A Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma realização do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos , e foi criada em 2006 para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. A garantia de continuidade da Mostra é uma das ações programáticas previstas no Eixo Orientador V “Educação e Cultura em Direitos Humanos” do Programa Nacional de Direitos Humanos – 3.

Ao longo de suas edições a Mostra foi ampliada e, desde 2011, abrange todas as capitais e o Distrito Federal. É realizada por meio de parcerias com instituições públicas das esferas municipal, estadual e federal, além de organizações privadas e do terceiro setor.

A Mostra tem como objetivo consolidar a cultura e a educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica. É uma proposta de inclusão sociocultural, contribuindo para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.

São sessões gratuitas, com obras cinematográficas que abordam as diferentes temáticas relacionadas aos Direitos Humanos, e acessibilidade nos filmes – closed caption em todas as sessões e áudio descrição e Libras em sessões selecionadas – com o intuito de democratizar o acesso à cultura e alcançar espectadores com perfil diversificado. Os espaços onde ocorrem as exibições também possuem estrutura acessível para receber os diferentes públicos, além de contar com a catálogo dos filmes em Braille para consulta.

Desde sua criação, a Mostra Cinema e Direitos Humanos contou com parcerias com a Cinemateca Brasileira, a Universidade Federal Fluminense e o Instituto Cultura em Movimento para sua produção, e patrocínio do BNDES, da Petrobrás, da Caixa Econômica Federal e do Itaú.

Para mais informações:

educacaoemdireitoshumanos@mdh.gov.br

+55 61 2027 3905