CIC sedia 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo em Florianópolis

Entre os dias 16 e 22 de novembro, o Centro Integrado de Cultura (CIC), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em Florianópolis,  será palco da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo. Serão exibidos cerca de 40 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Homenagem, Panorama e Temática.

Entre os filmes de destaque estão Betinho, a Esperança Equilibrista, que versa sobre o sociólogo e ativista Hebert de Souza e que abre a 10ª Mostra numa sessão no dia 16/11 às 19h30, e também o documentário 500 – Os Bebês Roubados pela Ditadura Argentina, que acompanha a luta das Avós da Praça de Maio, Branco Sai, Preto Fica, que aborda o preconceito racial, Encantados, longa de ficção de Tizuka Yamazaki, entre outros.  Todas as sessões serão gratuitas.
Nesta mesma semana, a Mostra acontece em outras seis capitais: Belo Horizonte (MG), Macapá (AP), Campo Grande (MS), Belém (PA), Porto Velho (RO), e Aracajú (SE), promovendo sessões de filmes durante cerca de cinco dias seguidos em cada cidade.   A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo segue até o dia 20 de dezembro, passando por todas as 26 capitais do país e pelo Distrito Federal.
A Mostra Homenagem faz uma retrospectiva representativa das 9ª edições anteriores e exibe filmes premiados em cada edição, a Mostra Temática terá como foco Criança e Adolescente, e a Mostra Panorama reunirá 24 filmes produzidos a partir de 2011 no Brasil, França, Estados Unidos e Singapura, selecionados por meio de chamada pública.
A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é uma edição comemorativa, que celebra esta iniciativa de fortalecimento e disseminação da cultura e da educação em Direitos Humanos. Ela foi lançada para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948.
Realizada pelo Governo Federal, através do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Secretaria Especial de Direitos Humanos, com produção do ICEM – Instituto Cultura Em Movimento, a Mostra dedica-se a apresentar filmes que discutem temas atuais de Direitos Humanos, como: direitos das pessoas com deficiência; população LGBT/enfrentamento da homofobia; memória e verdade; crianças, adolescentes e juventude; pessoas idosas; população negra; população em situação de rua; mulheres;
Direitos Humanos e segurança pública; proteção aos defensores de Direitos Humanos; entre os dias 16 e 22 de novembro direito à participação política; combate à tortura; situação prisional; democracia e Direitos Humanos; saúde mental; cultura e educação em Direitos Humanos.
Mais informações pelos telefones:
(21) 3804.5600 (Instituto Cultura Em Movimento)
(61) 2027.3941 (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – Ascom)

Fonte: Com informações da organização do evento

Fonte: FCC

Deixe uma resposta