10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos em Sergipe

Em Sergipe, será realizada entre os dias 17 e 22

A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo acontecerá na próxima semana. Em Sergipe, será realizada entre os dias 17 e 22 de novembro com a exibição de 40 obras, entre curtas, médias e longas-metragens, que estão divididos em três mostras: Homenagem, Panorama e Temática. O evento acontecerá nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal, entre os dias 16 de novembro e 20 de dezembro. Todas as sessões serão gratuitas. Em Aracaju a exibição acontecerá de no Museu da Gente Sergipana. A abertura oficial do evento acontecerá no dia 17, às 18h30min.

A Mostra Homenagem faz uma retrospectiva representativa das 9ª edições anteriores e exibe filmes premiados em cada edição, a Mostra Temática terá como foco Criança e Adolescente, e a Mostra Panorama reunirá 24 filmes produzidos a partir de 2011 no Brasil, França, Estados Unidos e Singapura, selecionados por meio de chamada pública.

A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é uma edição comemorativa, que celebra esta iniciativa de fortalecimento e disseminação da cultura e da educação em Direitos Humanos. Ela foi lançada para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948.

Realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), com produção do ICEM – Instituto Cultura Em Movimento, a Mostra dedica-se a apresentar filmes que discutem temas atuais de Direitos Humanos, como: direitos das pessoas com deficiência; população LGBT/enfrentamento da homofobia; memória e verdade; crianças, adolescentes e juventude; pessoas idosas; população negra; população em situação de rua; mulheres; Direitos Humanos e segurança pública; proteção aos defensores de Direitos Humanos; direito à participação política; combate à tortura; situação prisional; democracia e Direitos Humanos; saúde mental; cultura e educação em Direitos Humanos.

Pelo segundo ano consecutivo, a Mostra será realizada em até 1.000 espaços culturais pelo Brasil, assumindo um caráter descentralizador e democrático no Circuito Difusão, que ocorrerá entre os meses de janeiro e abril de 2016.

Fonte: Infonet

Deixe uma resposta